sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Acreditando em Bobagens... Parte 1

Todos nós acreditamos em bobagens em algum momento de nossas vidas. Algumas dessas bobagens definem quem somos, definem onde estamos e com quem nos relacionaremos. É bastante justo dizer que isso define a humanidade nesses milênios de convivência "urbana".

Como responder a tudo o que nos cerca? Encontramos razões. A lógica do pensamento e a lógica matemática não andam no mesmo compasso. Nossas estruturas biológicas mal se adaptaram ao processo de aprendizado em escolas (elas existem há pouco tempo nesse formato de salas de aula e longo processo diário de repetição, leitura e pesquisa) e nem se chegou ao limite das inovações trazidas pela prensa de Gutemberg, com a popularização das memórias escritas, eternização de tratados, textos, hipóteses e testes de idéias.

Estamos presos em um mundo onde se prova nada, mas se acredita em tudo. A lógica por trás disso é bastante complexa, e tentar compreendê-la é impossível. Temos que continuar sendo nós mesmos, mas nos adaptando a cada dia, nos reciclando. Precisamos nos livrar das bobagens que nos cerceiam.

Nenhum comentário: