terça-feira, 26 de agosto de 2008

Deus é Fiel - 1

Eu não me abalo ante à fé inabalavel. Eu me abalo ante coisas inexplicáveis, intrínsecas à uma população que, alienada, mantém-se firmemente presa aos conceitos ensinados sem sequer questionar a existência de uma explicação alternativa. Ou algum fato lógico. Ou pelo menos, uma razão qualquer que não seja puramente arbitrária.

Não é a primeira vez. Lá estava eu, anos atrás, andando pelas ruas, pensando na vida, trabalhando em manter minha mente ocupada, diligentemente ocupada, quando um automóvel passa e, em seu vidro vejo estampada a mensagem "Deus é Fiel".

Douglas Adams diria "Quem é esse Deus afinal?". Gostaria de poder provar que ele existe, e principalmente, gostaria que isso fosse provado científicamente. Estamos tão longe disso, dessa comprovação, quanto estamos longe de chegar à Plutão com um avião comercial. Portanto, o que me deixa bastante preocupado é saber que "Deus é Fiel".

"Deus é Fiel" a quem?

Ao analisarmos o que é dito, que Deus ama a todos indiscriminadamente, que somos todos seus filhos, eu já elimino essa hipótese. Deus não é fiel, Deus, se existe, é arbitrário e age por suas próprias determinações, que nós, (em caso de existir) meros mortais, simplesmente sofremos dia após dia, em um ciclo de crença e descrença, produtividade, pensamento, interação. Não podemos dizer que ele é fiel, principalmente que ele é fiel com os seus fiéis.

Quantos milhões de Judeus morreram temendo à Deus? Muçulmanos? Cristãos? Evangélicos? Eu me refiro de forma violenta, indiscriminada. Quantos morreram à mercê de doenças, da peste bubônica, das intempéries, enquanto não havia explicação para a causa daquilo que lhes ocorria, e quando eles a encontravam era inevitavelmente que os fatos que aconteceram eram uma manifestação divina, da ira de Deus.

Quem é esse Deus afinal? Tome uma criatura com as características de Deus. Acrescente um universo que conhecemos. Sendo onisciente e onipotente, somente a sua visão de universo já nos descarta como coisa importante. Não somos nada. Deus não é fiel. Vivemos num alvo cósmico nos confins de uma galáxia sem importância, com uma população que só faz crescer, e recursos que só fazem decrescer, e precisamos de ações, de idéias, de inovações - que estão atrasadas porque as pessoas esperam que Deus seja fiel.

Nenhum comentário: